Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Grupo Interdisciplinar em Engenharia de Produção e Inteligência Computacional

Área do conteúdo

Financiamento

Projeto: Métodos de Inteligência Computacional para otimização de problemas de transporte escolar.

Descrição: Otimizar a operação de sistemas de transporte escolar possui impactos econômicos, ambientais e sociais. Ao se otimizar a definição de rotas, pode-se reduzir substancialmente os custos operacionais, reduzir as emissões de carbono e o consumo de combustível, bem como prover ao aluno um serviço de transporte de maior qualidade, melhorando o desempenho discente em sala de aula e permitindo uma maior inserção social deste. No caso do transporte escolar no Brasil, existe o repasse de recursos do Governo Federal para os Estados da Federação, por intermédio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No sítio do FNDE (www.fnde.gov.br), é possível encontrar a planilha com os repasses de recursos aos Estados. No caso do Estado do Ceará, nos últimos anos tem sido repassados valores da ordem de R$ 100 milhões anuais para o transporte escolar. Embora seja um recurso significativo, para um conjunto de 184 municípios, tem se verificado que o serviço oferecido para os alunos é de baixa qualidade. Em Fortaleza, devido à sua extensão territorial, bem como sua grande população, planejar sistemas de transporte escolar é uma tarefa ainda mais complexa, se comparada ao planejamento em municípios de menor porte. O uso de técnicas de otimização pode racionalizar o uso de recursos financeiros, permitindo uma melhor alocação destes, e, por conseguinte, um incremento no nível de serviço do transporte ofertado.

Financiador: Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Vigência: 2023-2025.

 

Projeto: Matheurísticas para problemas de gestão da produção e operações.

Descrição:  Nas últimas décadas, diversos problemas de gestão da produção e operações tem sido tratados como problemas de otimização combinatória. Visto que tais problemas pertencem à classe NP-difícil, métodos aproximados, tais como heurísticas e metaheurísticas tem sido propostos para suas resoluções. Nos últimos anos, as matheurísticas tem sido uma linha de pesquisa promissora, visto que hibridizam métodos exatos e técnicas heurísticas para resolução de problemas de otimização combinatória em tempo computacional admissível. Este projeto tem por objetivo a proposição de novas matheurísticas para a resolução de problemas de gestão da produção e operações. A investigação será composta pelas seguintes etapas: revisão bibliográfica, elaboração de formulações matemáticas, projeto e implementação dos algoritmos, testes computacionais e elaboração do relatório final. Espera-se que os algoritmos desenvolvidos possam ser aplicados na resolução de problemas reais.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vigência: 2021-2024.

 

Projeto: Modelos e algoritmos para o problema de paralelas não-relacionadas em ambientes de manufatura verde.

Descrição:  Nas últimas décadas, diversos modelos matemáticos e algoritmos tem sido propostos para a resolução de problemas de programação da produção. As abordagens tradicionais geralmente não consideram que as máquinas possam apresentar tempos de processamento controláveis e consumir recursos. Contudo, uma tendência atual é considerar também aspectos de sustentabilidade nas decisões a serem tomadas, tais como redução da emissão de carbono ou do consumo energético. A manufatura verde é um modelo conceitual que versa sobre a utilização de políticas sustentáveis nos ambientes de produção. Este projeto tem como objetivo a proposição de modelos e algoritmos para o problema de máquinas paralelas não-relacionadas em ambientes de manufatura verde. A investigação será composta pelas seguintes etapas: revisão bibliográfica, elaboração de formulações matemáticas, projeto e implementação dos algoritmos, testes computacionais e elaboração do relatório final. Espera-se que os algoritmos desenvolvidos possam ser aplicados na resolução de problemas reais.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vigência: 2022-2025.

 

Projeto: Modelos e algoritmos para o problema de programação de pedidos considerando tempos de preparação das máquinas.

Descrição: Problemas de sequenciamento de atividades possuem diversas aplicações nas áreas industrial e de serviços, notadamente na área de programação da produção. Nas últimas décadas diversos trabalhos tem sido publicados no estudo de problemas em ambientes flow shop, job shop e máquinas paralelas, sendo que os problemas em ambiente assembly scheduling tem recebido uma menor atenção dos pesquisadores. No que se refere a essa classe de problemas, pode-se destacar o problema de programação de pedidos (order scheduling), problema no qual se tem um conjunto de pedidos a ser produzido em máquinas paralelas dedicadas com tempo de montagem do pedido igual à zero. Ainda não foram estudadas variantes do problema considerando explicitamente tempos de preparação das máquinas (setups), apesar da importância teórica e prática dessa premissa. Este projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar modelos e algoritmos para novas variantes do problema de programação de pedidos considerando tempos de preparação das máquinas explícitos. A investigação será composta pelas seguintes etapas: revisão bibliográfica, elaboração de formulações matemáticas, projeto e implementação dos algoritmos, testes computacionais e elaboração do relatório final. Espera-se que os algoritmos desenvolvidos possam ser aplicados na resolução de problemas reais.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vigência: 2019-2022.

 

Projeto: Metaheurísticas para novas variantes de problemas de programação da produção em ambiente open shop.

Descrição: Problemas de sequenciamento de atividades possuem diversas aplicações nas áreas industrial e de serviços, notadamente na área de programação da produção. Nas últimas décadas diversos trabalhos tem sido publicados no estudo de problemas em ambientes flow shop, job shop e open shop, sendo que os problemas em ambiente open shop tem recebido uma menor atenção dos pesquisadores. Este projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar metaheurísticas para novas variantes de problemas de programação da produção em ambiente open shop. Para tanto serão desenvolvidas heurísticas construtivas, estruturas de vizinhança bem como procedimentos de busca local eficientes para os problemas em estudo. A investigação será composta pelas seguintes etapas: revisão bibliográfica, projeto e implementação dos algoritmos, testes computacionais e conclusão e elaboração do relatório final. Espera-se que os algoritmos desenvolvidos possam ser aplicados na resolução de problemas reais.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vigência: 2017-2019.

Acessar Ir para o topo